Silêncio!

O silêncio é algo cada vez mais raro na sociedade moderna. E não falo da poluição sonora que explode com os ônibus, buzinas, etc. Aqui me refiro apenas à voz humana. Pense quanto tempo, excluindo durante o sono, você fica sem escutar ninguém dizer nada. Pense naquele livro que está lendo e imagine que os personagens são mudos e tudo o que fazem não precisa de palavras.

Algo estranho para alguém que precisa delas a todo momento. Seja para me vender como trabalhador, seja para trabalhar, para estudar (jornalismo!) e para me relacionar de forma geral. Mas o que existe é um exagero estúpido em falar pelos cotovelos. As pessoas estão falando menos sozinhas (o que parecia coisa de louco, mas todo mundo fazia) e agora falam ao telefone celular, com três, quatro pessoas numa esquina ao mesmo tempo, no trabalho um mais alto que o outro para chamar atenção. Minha voz mesmo já está me irritando.

Tudo isso é fruto do estresse que é voltar de metrô depois da faculdade e aquela chuva de alunos empolgados com as provas falando todos ao mesmo tempo. Eu me sinto meio como a Jean Gray, mutante poderosa dos X-Men que escuta o pensamento das pessoas. Custo a acreditar que aquilo não pára e em nenhum dia isso irá acontecer.

Quero ouvir apenas os trilhos do metrô. Quero ouvir o silêncio dos meus pensamentos. Quero poder sentir meu coração bater e saber que decisão tomar. Quero me conhecer melhor sem ter que ficar surdo ao final da vida. Quero uma utopia senil em que a vida valha mais que uma fofoca.

Comentários

Unknown disse…
Eu quero o silêncio das línguas cansadas.......ótimo post, cada vez melhor!

Postagens mais visitadas deste blog

O homem nasce, cresce, fica bobo e casa. Como se não bastasse, procria.

My Name is not João!

Inauguração em grande estilo!