O último passo de uma vida em quatro anos

O último semestre do curso guarda ansiedade, felicidade, um pouco de angustia, um pouco de saco cheio também. Quatro anos de investimento que me revelam o quão é impreciso seu retorno. Penso na minha formação não como obrigação, e sim como crescimento de forma generalizada. Quero puxar o ar bem fundo nos pulmões pra seguir esse último passo como se fosse o primeiro.

Tantos sonhos e pretensões vão ficando pelo caminho que prefiro não pensar. O dinheiro é algo que não vou falar, pois nunca o tive, continuo não tendo e dei boa parte do que ganhei pra facu. É assim mesmo. Os amigos, estes sim merecem um capítulo especial.

Já meio véio pros colegas que encontrei fui surpreendido por amizades verdadeiras. A Rochelle e seu jeito implacável de lidar com as coisas. Rogério e seu apetite interminável pela perfeição. Janis e sua quase calada e brilhante jornada; e o Renan, com o seu zen jornalismo, um profundo pacifista da guerra que cria. Amigos que tenho a honra de carregar pra onde quer que eu vá.

Além de tudo isso, ser representante dessa turma por quase todos os semestres me fez conhecer boa parte dos alunos. Um amigo aqui outro acolá vão permanecer comigo também, mas a função em si me deixou muito aprendizado. O primeiro deles é que é preciso disponibilidade para realizar um bom trabalho. Não fui um bom representante, mas tentei bastante.

Do outro lado, assistindo um desfile de ignorantes, como bem definiu minha melhor professora, Cilene Victor, os mestres terminam vendo uma caixa de ideias que irão perpetuar a história deste país e do mundo crentes no poder de transformação que o conhecimento proporciona. Tantas cabeças empenhadas em enriquecer seres alheios a sua jornada, que muitas vezes criticam uma performance ou a sua própria vida, merecem a reverência de todos nós.

É isso. Detento de novo dos livros que completarão minha formação voltarei a falar desta vida em quatro anos com certeza, sacramentando o alívio não apenas de ter conseguido, mas de ter feito o melhor em todos os momentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O homem nasce, cresce, fica bobo e casa. Como se não bastasse, procria.

My Name is not João!

Inauguração em grande estilo!